Por Valdineia Barreto
Quando o filme começou eu senti um frio na barriga, confesso.
Em primeiro lugar aconteceu algo inédito, Na cena inicial quando Taylor Lautner tira a camisa ninguém gritou! Deus atendeu as minhas orações e eu não precisei ter que agüentar toda a histeria das garotas na sala de cinema. Meu coração doeu muito quando Jacob recebeu o convite de casamento e saiu atordoado.
A cena foi muito bem feita. Quando ele se transforma e some, fica um suspense e todos ficam na expectativa de quando ele vai aparecer novamente. Eu conheço essa dor, e fazer essa dor transparecer nessa cena, não foi fácil... Taylor tentou e conseguiu fazer uma fisionomia de um homem muito furioso, que realmente perdeu as esperanças que tinha, então ele se entregou ao instinto...
A maioria achava que ele ia aparecer e acabar com a festa. Mas... Novamente Jacob mostra-se superior, engole seu orgulho e simula estar bem com a situação, mesmo com todo seu esforço, ele fracassa e acaba se descontrolando. Taylor Lautner aparece deslumbrante nessa cena mostrando que todo seu esforço valeu a pena, não só para manter a forma física, mas ao trabalho que custa para ele como ator se envolver em um personagem tão intenso como Jacob Black.
Bella sofre ao ver que perdeu Jacob... Imaginem o que sente uma garota que perdeu um homem tão incrível e extraordinário como Jacob Black? Kristen Stewart conseguiu transparecer essa dor... Não foi fácil para Kristen fazer essa cena, afinal como mostrar uma garota no dia mais especial da sua vida, casando-se com o homem que ama, ao mesmo tempo em que desprende-se do homem dos sonhos.
Bella estava feliz...porém culpada por proporcionar uma dor tão grande a alguém que só fez o bem a ela... Jacob nunca errou... Edward não se mostrou perfeito e deixou ela sozinha, ela quase morreu várias vezes por pura estupidez, um século e não conseguiu ser o que Jacob foi com apenas 16 anos. Proteger, amar, valorizar. Se tem alguém nessa saga que conseguiu alcançar o maior grau de perfeição senhoritas, é Jacob.
Taylor convida Bella para dançar e todos que assistem prendem-se em devaneios se imaginado no ligar dela. Taylor Lautner mostrou-se muito confortável com Kristen Stewart, isso ficou claro, eles estavam muito a vontade durante as gravações e isso refletiu nas cenas, afinal em se tratando da segunda cena mais tensa do filme, seria compreensível certa tensão também... É natural, mas Taylor se supera a cada dia.
Ao saber que a mulher que ama irá perder a virgindade com um monstro (bonito e sensual), porém forte e perigoso, Jacob ainda tenta lutar... Não havia mais nada que ele pudesse fazer, mas ainda assim o fez. Taylor estava muito concentrado nessa cena.
É interessante como ele apesar de lindo, conseguiu um nível de amargura necessária ao seu personagem, e como Taylor Lautner consegue abster-se de suas características de anjo, para características sombrias. Taylor conseguiu mostrar-se furioso e obscuro, merece o Oscar... O cenário estava perfeito.
As cenas em que Jacob se transforma não deixou a desejar. Os efeitos especiais foram muito bem colocados e os truques de gravações são imperceptíveis. Uma peculiaridade do então diretor dessa franquia que sabe colocar cada peça em seu devido lugar surpreendendo o telespectador.
O suspense foi muito bom... O enredo se desenvolve no decorrer do filme e cada personagem esboça suas ações de maneira concernente. Estavam todos em perfeito equilíbrio, sem exceção.
Taylor estava muito bem com suas falas... Você olhava e via realmente o que Jacob estava sentindo... Sem essa de caras e bocas apenas, Taylor é bem mais que isso... Não se resume a um rostinho angelical, olhar de anjo...Não, ele pode ser quem ele quiser ser... Ótimo ator... Vai ter Awards para o Taylor em 2012.
Bella aparentemente morre. Vou encerrar com a melhor cena do filme, melhor cena da Saga Crepúsculo. Jacob chorando. Esta foi a melhor performance de Taylor Lautner que eu já vi. A cena mais emocionante e um marco na minha opinião. Esta cena merece um Oscar de melhor ator a Taylor Lautner.
Afinal, do que eu não gostei?
Sinceramente, do fundo do meu coração: odiei a cena de Jacob tendo a imprint, foi muito fraca e pouco envolvente, deixou a desejar... Só foi salva devido Taylor terminar de joelhos no chão. Deveriam ter dado mais importância à impressão de Jacob, afinal, é quando ocorre o tal equilíbrio nas coisas que ele vai mencionar na parte II. Eu to tão cansada de vê-lo sofrer... Tantas injustiças sofridas por ele e termina assim? Não gostei da garota que ele vê. Já vi fotos de supostas Renesmee bem melhores, mas tudo bem, minha nota é 9,5.
E você o que achou?